Espantoso pra você? Não se espante, é comum termos dificuldades em dizer NÃO, em especial para as pessoas mais próximas. Dizer NÃO nos expõe a situações das quais muitas vezes não sabemos e não estamos preparados para lidar. É comum nos depararmos com ocasiões em que o SIM pesa tanto, que ao invés de nos trazer o alivio nos sufoca.
O receio de ser mal compreendido, rejeitado, grosseiro ou parecer desinteressado pode ser maior do que a necessidade de se defender. Porém muitas vezes somos tão exigentes com nós mesmos que não percebemos que é inviável ser agradável o tempo todo.
O fato do NÃO trazer mais benefício que o SIM é bastante simples: muitas das vezes em que dizemos sim, estamos tentando satisfazer a necessidade do OUTRO e quando dizemos NÃO são as nossas necessidades que estão sendo atendidas. No entanto precisamos nos atender primeiro para depois atendermos os demais, ou seja, sem que as nossas necessidades sejam consentidas não conseguimos acolher ao outro com a eficiência e qualidade que de fato temos a oferecer.
Eu sei, olhando assim parece fácil. Na verdade não é, mas é possível. Para isso é necessário muita dedicação e entrega em perceber que podemos negar muitas coisas as quais não ansiamos, sem necessariamente dizer o NÃO propriamente dito.
É um exercício, exige esforço e persistência (falei sobre isso em um texto anterior: “É preciso falar sozinho”). Experimente dizer para você mesmo o que deseja e aos poucos vá descobrindo maneiras de concretizá-las. Em primeiro lugar, seja assertivo e objetivo, pois detalhes e justificativas demais podem estender a conversa e o levar a um caminho indefinido até que a única saída seja aceitar o que não deseja. Você pode dizer: “deixe-me pensar a respeito e depois te dou um parecer”; “estou em meio a uma tarefa importante agora, você pode me enviar por e-mail para que eu avalie?” ou ainda “olha é interessante, mas neste momento eu realmente não consigo atender a sua demanda”.
Se inicialmente dizer diretamente o NÃO parece desconfortável, peça um tempo. Isso te dará alguns minutos para formular uma resposta justa, objetiva e acima de tudo, verdadeira consigo mesmo.
É impossível agradarmos todas as pessoas, mas ceder aos anseios dos outros é a forma mais fácil de deixar de lado os nossos próprios anseios.