Primeiro é importante esclarecer que todos nós somos ansiosos, viu? Você também. No entanto a preocupação é quanto a sua intensidade que tem se agravado nos últimos tempos. E é disso que quero falar de forma bastante simples e objetiva.
A ansiedade nada mais é do que uma característica biológica, uma preocupação exacerbada que antecede momentos de perigo real ou imaginário. Manifestando sensações como, medo intenso, coração acelerado, vazio no estomago, transpiração, dentre outros sintomas. É um estado emocional adquirido como consequência de algum ato, situações novas, desconhecidas e de alto valor afetivo.
“O fato de que ela “nem sempre é tão ruim” pode na verdade ser o motivo pelo qual você não tem dado atenção à sua própria ansiedade até agora.” (Clark, David A.; Beck, Aaron T., 2012)
Devemos nos atentar quando o que parece apenas uma sensação desagradável passa a provocar consequências maiores convertendo essa ansiedade em problemas físicos, tais como, distúrbios intestinais, dores de cabeça, fadiga, insônia, dores no peito, falta de ar e tantos outros de grande impacto.
A identificação fará toda a diferença no enfrentamento e combate da ansiedade para o seu bem-estar e saúde emocional. Sentir-se ansioso a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente, ou mesmo em poucos momentos, mas de maneira muito intensa, ao invés de te impulsionar, te mobilizará, tirando-o de atividades por vezes simples como, por exemplo, utilizar um elevador.
Não é preciso ter vergonha, como infelizmente tenho visto em tantos casos no consultório e ao meu redor sobre o tratamento e até a aceitação quanto à intensidade da ansiedade vivida. Alguns têm receio pela utilização de medicamentos, não há uma regra quanto à utilização e quanto mais cedo ela for identificada menor são as chances de utilização destes. Cada vez mais a psicoterapia tem se mostrado eficiente frente a esse tratamento, com técnicas específicas de muito resultado, capaz de transformar a vida daqueles que sofrem e sentem-se mobilizados a ter uma saúde plena e de maior controle e conhecimento sobre si.