Todos nós em algum momento de nossas vidas iremos experienciar o sentimento de timidez mas não necessariamente ele irá te incapacitar ou angustiar. Em um grau moderado este sentimento tem mais a ver com você estar à vontade consigo mesmo, sobretudo quando se encontra em ocasiões sociais, funcionando como um regulador ou inibidor dos excessos, um mecanismo de defesa que permite que avaliemos as situações enfrentadas com prudência.
Já em casos que interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais a pessoa tímida sofre por vezes em tentar agradar a todos, se cobrar demais, ser autocrítica em excesso pensando mais em seus defeitos do que em suas qualidades.
O enraizamento da timidez com o medo é o obstáculo a ser enfrentado e para sua superação é importante que a pessoa tímida compreenda a causa e entenda se esta é apenas uma característica de sua personalidade ou um elemento que o incapacita do alcance de seus objetivos de vida.
Compreender a sua timidez te beneficiará para a transformação de sua autoconsciência para autoconhecimento, ao invés de olhar para si com os olhos dos outros que tome consciência daquilo que alimenta este seu comportamento, conhecendo melhor seus pontos fortes reforçando a sua autoimagem que lhe dará confiança para enfrentar os medos ao qual se impôs.
Portanto, assim como digo no texto “Seja a mudança que você procura” ninguém será capaz de lhe dar algo que te faça mais sentido como você mesmo, conheça seus medos, seus obstáculos e liberte-se de tudo aquilo que te limita.